ELETRÔNICA ANALÓGICA X ELETRÔNICA DIGITAL

Os computadores mesmo sendo classificados como equipamentos digitais, podem ter em alguns pontos de seus circuitos configurações analógicas para executar as suas funções corretamente.

Atribuímos o nome de Eletrônica Digital aos circuitos que operam com quantidades de sinais que só podem ser incrementadas ou decrementadas em passos finitos. Um exemplo disso é dado pelos circuitos que operam com impulsos.

Só podemos ter números inteiros de pulsos sendo trabalhados em qualquer momento em qualquer ponto do circuito. Em nenhum lugar do circuito encontraremos uma fração do pulso em amplitude. A palavra digital também está associada a dígito (do latim digitu) que está associado à representação de quantidades inteiras.
Na Eletrônica Analógica trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo contínuo numa escala que podem ser até superior ao valor da fonte de alimentação. Os valores dos sinais não precisam ser inteiros.

Exemplo: Um sinal de áudio, é analógico, varia suavemente entre dois extremos, enquanto que um sinal digital só pode variar aos saltos, observe as figuras abaixo.



Conforme podemos perceber, a diferença básica entre os dois tipos de eletrônica está associada inicialmente ao tipo de sinais com que elas trabalham e no que elas fazem com os sinais.

De uma forma resumida podemos afirmar que a Eletrônica Digital trabalha com sinais que só podem assumir valores inteiros enquanto a Eletrônica Analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois limites pré determinados.